Entrevista com U.Mano e O Bom, e a vibe do rap de Pedreira

Matéria originalmente publicada no site Submundo do Som

O Submundo do Som trocou uma ideia com U.Mano e O Bom, o Gustavo Camargo, que falou sobre sua carreira no hip hop, a cena do rapem Pedreira, as Batalhas de Rima na Pista de Skate da cidade e da sua participação no projeto "V.A. - O Rap Que Vem do Interior", do selo Dz9 Records, do produtor musical Danilo Amâncio, que envolve nomes de peso da cena Zero 19.  U.Mano falou também sobre suas influências, inspirações, sonhos e novos projetos, se liga ai no papo:

Submundo do Som - Quem é o U.Mano e o Bom? Se apresenta aí pra galera

U.Mano e O Bom - Primeiramente gostaria de agradecer ao Submundo do Som pelo convite! U.Mano e O Bom, muitos pensam que é uma dupla, mas na verdade é apenas eu, Gustavo Camargo, porém tenho um percussionista que toca junto comigo, o Railan Martins, mas resumindo U.Mano sou eu, e o Bom é o que cada um traz consigo mesmo, o que for Bom pra você, e que no meu caso seria o som.

Submundo do Som - Quais são as influências do U.Mano e o Bom? O que vocês absorvem e colocam no som da dupla?

U.Mano e O Bom - Meu gosto musical é bem versátil, costumo dizer que gosto de música boa, ouço muito MPB, rap, reggae... Com 16 pra 17 anos toquei samba, meu pai é percussionista então tive muita influência do samba na minha infância, aos 19 passei a ouvir e escrever reggae, e por ouvir muitos estilos de músicas hoje eu tento trazer pras minhas músicas um pouco de cada estilo. 

Submundo do Som - E como é o processo de composição do U.Mano e o Bom? Como nasce uma música?

U.Mano e O Bom - Acredito que cada um vivência de uma forma a composição, pra mim depende muito do momento que me encontro. Vai depende da mensagem que eu vou querer passar, se for um som de ideologia de combate, de protesto, pra mim exige mais concentração. Quando é um som que fale de amor ou motivação, não que seja mais fácil, mas a receita é mais simples.



Submundo do Som - Quais os picos que cês já colaram para tocar? Os locais como casas de shows e bares dão espaço para a música independente e autoral?

U.Mano e O Bom - Pedreira tem vários pico, gosto muito de colar no Observatório, no Riu, Panorama, entre outros lugares pra tocar e tirar um lazer. Hoje esta tendo novamente algumas casa de shows e bares, mas são poucas por conta da cidade ser pequena, mas tem alguns lugares que tocamos como o Narnya Pub, Dona Alice Pub, Espaço Villa Rúbia e outros na região também.

Submundo do Som - E fazer música em Pedreira U.Mano, como é? Qual a vibe da cidade pra música? Quais as dificuldades?

U.Mano e O Bom - Na minha humilde opinião eu não vejo muito apoio cultura de onde deveria vir, então a questão do apoio, essa é a maior dificuldade. Por outro lado tem uma galera que corre atrás, toda quarta rola uma roda de rima na pista de skate, esse é um projeto meu e do Mano Urso, fazemos vários luaus ,isso equilibra um poco o descaso.

Submundo do Som - Nesse tempo de caminhada pela música, pelo som autoral, pela parada de ser independente, quais as fitas mais marcantes que cês viveram?

U.Mano e O Bom - Acredito que eu to vivendo uma das melhores fases, apesar de estar no início da minha carreira na música. A Dz9 Records chegou pra mudar o cenário musical, repleto de excelentes músicos. 

Submundo do Som - U.Mano e o Bom tão colando na coletânea V.A. - O Rap Que Vem do Interior, da Dz9 Records, como que é pra você participar desse projeto?

U.Mano e O Bom - Ta sendo uma honra fazer parte desse projeto, ta sendo um aprendizado a cada dia, não consigo descrever tamanha gratidão.

Submundo do Som - E como chegou o convite para participar desse disco que celebra a união de rappers da cena 019?

U.Mano e O Bom - Foi através do Danilo Amâncio, estou presenciando esse projeto desdo início.
Ta sendo lindo de ver ele quase pronto, acredito que muitos vão curtir.

Submundo do Som - Pra esse trampo da Dz9 Records, o V.A. - O Rap Que Vem do Interior, como que o U.Mano e o Bom tá vindo?

U.Mano e O Bom - Nesse projeto ta meu som "Puro Genocídio" que é uma letra de ideologia, e de combate, como eu costumo dizer, é um som que eu tento retratar a manipulação feita pelo sistema, desdo tempo da escravidão. o esvaziar do ser, e o preenchimento com falsos valores.




Submundo do Som - A track do grupo foi produzida pelo Danilo Amâncio, que também é o produtor do disco V.A. né? Como que é a parceria com o cara?

U.Mano e O Bom - Antes de tudo, ele é um grande amigo, como eu disse antes cada dia é um aprendizado, e nesse quadro ele é o professor. Um grande compositor, produtor e amigo.

Submundo do Som -  O V.A. - O Rap Que Vem do Interior, vai sair pelo selo Dz9 Records, que tem o objetivo de fomentar a cena musical da região 019. Qual a importância para a cena de um selo como o Dz9 Records?

U.Mano e O Bom - Costumo dizer que sozinho ninguém prospera, tem que ser uma equipe que você confie, e esse projeto veio pra confirmar isso., é só você observar a quantidade de talento presente nessa V.A.

Submundo do Som - E dentro do universo musical, quais os sonhos que U.mano e o Bom ainda quer realizar?

U.Mano e O Bom - Meu objetivo é fazer com que meu som possa desprender correntes, que outros manos ouçam, analisem e absorvam, assim como muitas músicas mudaram meu modo de pensar, o resto é consequência do meu trabalho.

Submundo do Som -  U.Mano, para os manos que buscam ouvir um som novo e diferente, o que você pode indicar pra nós?

U.Mano e O Bom - Quer uma boa indicação escute a V.A. tá cheio de boas referências! 

Submundo do Som - E o que U.Mano e o Bom prepara de novidade e que pode adiantar ai pra nós? Além é da track no álbum V.A. - O Rap Que Vem do Interior, o que mais vem no ano de 2018?

U.Mano e O Bom - Após o término da V.A, vou trabalhar com a Dz9 Records, que irá me produzir, e logo mais vai ter trabalho meu rolando. O que eu posso adiantar é o título do álbum É Uma Batalha Todo Dia. 

Submundo do Som - Pra galera que tá acompanhando essa entrevista, que mensagem U.Mano e o Bom deixa ai pros manos?

U.Mano e O Bom - Se você quer algo corra atrás, mantenha-se humilde, não perca a fé, não tenha pressa, e não perca tempo!

Submundo do Som - E pra rapaziada que deseja acompanhar o projeto U.Mano e o Bom, como que faz? Quais os canais de comunicação?

U.Mano e O Bom - Acompanhem nossa fanpage do FaceBook U.Mano e O Bom.  
Acompanhe a fanpage da DZ9 Records. 
Tem meu Facebook, Gustavo Camargo.

Muito obrigado mano Jeff Ferreira 
Valeu Submundo do Som!


Jeff Ferreira

Pesquisador, escritor e editor. Colunista e entrevistador do sites Submundo do Som e Do Meio Da Rua. Criador e apresentador dos Programas Consciência Brasileira, na Rádio Estrela 94.5FM, e Punkada, na Mutante Rádio. Autor dos livro Manguebit - A Revolução da Lama, Submundo do Som Entrevistas - Ano Um, 30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua, Assim Que É - A História do RZO. Editor e autor do selo Dando a Letra

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Popular Items